Planejamento de Controle da Produção
O objetivo do artigo é analisar o impacto da heterogeneidade de solicitações dos clientes sobre as abordagens de previsão de demanda, com base em três casos de pesquisa-ação. A previsão de demanda sempre foi um grande problema em operações e produção; o gerenciamento de estoque exige previsão, e essa está cada vez mais variável.
Pesquisadores vêm mostrando novas abordagens para conduzir a previsão. Essas têm como base informações sobre o processo de geração de demanda. Nesse caso a informação é considerada como uma variável de controle, porém é difícil dimensionar a quantidade de informações adequada para ter uma boa previsão.
No mercado homogêneo é mais fácil equilibrar os custos de coleta de informações e erro de previsão, mas no mercado heterogêneo não é tão fácil assim: os fatores ambientais, como elementos socioculturais ou macroeconômicos, podem influenciar os clientes de forma diferente. Outros fatores que podem mudar o comportamento dos clientes são os fatores de decisão da empresa como: condições de preço, política de distribuição e nível de serviço prestado. Portanto o mercado heterogêneo se mostra muito mais complicado.
Para avaliar o impacto da adoção de abordagem de previsão que considera o cliente heterogêneo como uma das principais fontes de incerteza, e para elaborar técnicas eficientes para melhorar o desempenho operacional quando a demanda é heterogênea, foram analisadas três empresas pertencentes a setores industriais distintos. Primeira empresa analisada foi uma multinacional fabricante de produtos brancos; esse caso foi desenvolvido, pois indústrias que trabalham com peças de reposição são tipicamente caracterizadas por irregular demanda. A maior consequência da demanda variável é o aumento do nível de estoque, que leva a um custo de estoque elevado.
No caso dessa empresa a variabilidade da demanda foi principalmente devido à complexidade da empresa de