Planejamento de comunicação
Desde primórdios, a necessidade de comunicar, a troca de informações entre duas ou mais pessoas, está diretamente ligada à sobrevivência. No mundo mercadológico não poderia ser diferente. Diante de um vasto universo de marcas, as estratégias de comunicação são chaves fundamentais para a consolidação de uma empresa. É preciso desenvolver ações que estejam embasadas nas reais necessidades corporativas, de acordo com a sua viabilidade.
O caso da agência de publicidade Ferreiro Propaganda a situação é um pouco mais delicada: com 8 anos de existência, a empresa se encontra num estágio crítico: uma super estrutura para pouca demanda e poucos funcionários, um posicionamento confuso e um atendimento atrapalhado.
Esse trabalho tem como finalidade analisar o desempenho de comunicação da Ferreiro Propaganda no mercado e sugerir um plano de ações anual para aumentar a procura e o share of mind.
2. Histórico
Em 2005, Marcelo Silva, atualmente apresentador do Triângulo da Sorte, e Carlos Eduardo Carvalho, apresentador de T.V, montaram uma sociedade que deu origem a agência criativa Ferreiro Propaganda e Marketing. Naquela época, a empresa era composta por dois diretores de arte e dois atendimentos que eram efetuados pelos sócios-proprietários. A agência focava em atender pequenas e médias empresas do segmento varejo.
O nome “Ferreiro Propaganda”, no entanto, não teve grande chamariz. Apesar do conceito inicial ser interessante, fazendo uma associação com o profissional ferreiro, aquele que trabalha com ferro, modelando e criando arte, era facilmente confundido com sobrenomes e dificilmente lembrada. A logomarca também não ajudava. Com uma esfera azul e toda modelada em 3D e aplicada juntamente com a caricatura dos sócios-proprietários, a empresa mais parecia uma emissora de televisão.
Durante anos, a agência trabalhou com a confecção de pequenas peças publicitárias que pouco agregaram seu portfólio. A rotatividade de funcionários era enorme. Em 2012,