Planejamento de comunicação
Descrição da marca
Desde 1962 os chinelos Havaianas calçam os pés dos brasileiros. Em sua entrada no mercado de calçados, a Havaianas foi vinculada a uma classe social de menor renda, trazendo para os consumidores somente um modelo de chinelo encontrado, na cor branco e azul, com preço acessível, cores neutras, durável, confortável e sem dúvida caiu no gosto dos brasileiros.
O nome Havaianas foi inspirado no Havaí, o paraíso do sol e do mar.
Com o passar do tempo, devido ao sucesso de vendas do produto, a marca deixou as cores neutras de lado e começou a trabalhar com chinelos mais coloridos, alegres e com novos designers. Todas essas mudanças vieram apoiadas em pesquisas realizadas para descobrir as necessidades e as expectativas quanto ao produto Havaianas.
No ano de 2000 a marca teve reconhecimento internacional, alcançando vendas em 60 países. A decisão de explorar o mercado exterior deu-se pelo fato de ser um produto tipicamente brasileiro e sem concorrência externa.
Em 2003 a Havaianas participou de um dos maiores eventos de Hollywood, foram distribuídas aos indicados ao Oscar, Havaianas personalizadas, o que fez com que a marca ganhasse espaço maior no mercado internacional, além de ser lembrada com muito glamour.
Em 2008 a marca iniciou a abertura de lojas franqueadas. Com o passar dos anos, a Havaianas deixou de ser vista apenas nos pés dos brasileiros e foram também para os pés de celebridades como: Angelina Jolie, Brad Pitt, Britney Spears e outros grandes nomes.
Segundo pesquisas da consultoria BrandAnalytics/Millward Brown, a marca Havaianas está no ranking das marcas mais valiosas do Brasil, ocupando o 37º lugar e está avaliada em R$355 milhões.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 14 de junho de 1962
● Criador: São Paulo Alpargatas S.A.
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: São Paulo Alpargatas S.A
● Capital aberto: Não
● Presidente: Márcio Luiz Simões Utsch
● Diretora Divisão de