Planejamento da ação empresarial
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível, ou seja, com o mínimo de esforço e custo. Não se trata de um exercício de futurologia, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro, devem ser feitas explicitamente para afastar qualquer duvida.
Planejamento da Ação Empresarial
Planejar significa reconhecer que, como as ações presentes refletem antecipações e presunções sobre o futuro, afastam qualquer sombra de dúvida. O seu papel é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros, uma total inversão do que era feito antigamente nas empresas.
No fundo, o planejamento é uma técnica para absorver a incerteza e permitir mais consistência no desempenho das empresas.
O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis de planejamento:
Planejamento Estratégico: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Ele envolve prazos mais longos, é desenvolvido no nível hierárquico mais elevado da empresa: o institucional e é voltado para a eficácia da organização a fim de alcançar objetivos globais e apresentar resultados. Os principais elementos que compõem o planejamento estratégico são: visão, missão, valores, cenários, objetivos estratégicos, e metas e indicadores.
Missão: diz o que a organização é, sua razão de ser. A definição de missão serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e ajudar na tomada de decisões estratégicas.
Visão: Mostra aonde se pretende chegar, deve ser claro e objetivo, positivo e desafiador, para que todos tanto de fora