Atps - etapa 1 estatistica
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
Estatística pode-se dizer que é a ciência ou conjunto de técnicas e métodos que tem como finalidade coletar, organizar, analisar e interpretar dados, a fim de permitir o controle e o estudo adequado para que possamos lidar racionalmente com situações sujeitas a incertezas.
Ciência relativamente recente, porém que remonta à antiguidade, onde os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes às populações, poderio militar, variáveis econômicas, difusão de doenças, etc. Este conhecimento chega aos nossos dias com a mesma finalidade, porém com fins mais amplos, onde os dados estatísticos são classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informações acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades.
Existem dois tipos de conjunto de dados que são usados para estudar a estatística, são chamados: populações e amostras. Onde população, é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse; e uma amostra é um subconjunto de uma população. Uma descrição numérica de uma característica de população, damos o nome de parâmetro; e para amostra chamamos de estatística.
Podemos dividir o estudo da estatística em dois ramos principais:
• A estatística descritiva: que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.
• A estatística inferencial: que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra, que tem por ferramenta básica a probabilidade.
Quanto aos dados, são classificados em:
• Dados qualitativos: que consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos.
• Dados quantitativos: que consistem em medidas ou contagens numéricas.
Outra característica dos dados é o seu nível de medida; que determinam quais são os cálculos estatísticos mais expressivos, estes são divididos em quatro: