planejamento contábil
Rotinas contábeis permitem análises minuciosas e corroboram tanto para a tomada de grandes decisões como auxiliam nas tarefas mais simples como atribuição de preços, por exemplo.
Através do sistema de rateios de custos indiretos é possível embutir nos produtos os custos indiretamente ligados à sua produção e/ou conservação. Na prática, o método de rateios permite a atribuição de valores aproximados referente ao processo de produção auxiliar, não diretamente ligado ao processo de fabricação. Por tratar-se de matéria bastante subjetiva é preciso adotar alguns critérios para distribuir o custo com a energia consumida, máquinas utilizadas, o aluguel etc.
O custo indireto é aquele comum a produção de bens diferentes, de forma que não seja possível atribuir de forma exata a parcela de consumo de cada um, então se adota o critério de rateio e parcela esses custos baseados em alguns critérios específicos.
No tocante aos tipos de custeio cabe ressaltar que o custeio por absorção é o único aceito para fins fiscais no Brasil. Nesta modalidade englobam-se os custos totais: direito e indireto. Neste último, após os devidos rateios; os custos fixos e variáveis, enfim, todos os custos de produção são incorporados ao bem. Aqui há relação direta entre volume de produção e custos.
Uma deficiência apontada no método de custeio por absorção, para fins de gestão, diz respeito à possibilidade de contabilizar desperdícios e outras ineficiências produtivas ao custo total. Resumindo, este é o método de custeio de estoque em que todos os custos, variáveis e fixos, são considerados custos inventariáveis.
Mesmo antes de concluir a produção é possível fazer comparações que permitem mudar os rumos caso algo esteja caminhando mal, através do cálculo de produtos em processo, por