Planejamento CMEI
Projeto Contação de histórias na Educação infantil
Prof: Rogério Afonso
Público: séries iniciais, grupos 4 a 6.
O Projeto em questão tem como seu principal objetivo explorar dramatizações e contação de histórias dentro da Educação Infantil. É fato que crianças podem aprender muito através das histórias contadas, assim, estarão se formando como sujeitos com liberdade e desde pequenos estarão se familiarizando com os livros, sendo, através do seu manuseio e da sua conservação, e brincando aprendem a respeitar regras se divertindo, partindo de imitação, socialização, interação ou dificuldade a ser superada . É um meio que pode ser utilizado, para que crianças possam aprender de uma forma mais prazerosa e criativa, podendo despertar nelas sua percepção de mundo, e um conhecimento interdisciplinar e contemporâneo.
A contação de história é um momento lúdico que permite a expressão dos sentimentos das crianças e de sua imaginação, e um momento rico para a expressão da imaginação. Durante muito tempo o ato de contar histórias nas escolas era tido como uma forma de entreter, distrair e relaxar as crianças, e ainda em algumas instituições continua a ser assim.
Atualmente, vê-se resurgir a figura do Contador de Histórias, ou o Professor/Contador d e
Historias, e a sua importância no âmbito educacional e emocional das crianças, com presença certa em bibliotecas, feiras de livros, livrarias e escolas. Esse antigo costume popular pertencente à tradição oral, vem sendo resgatado pela educação como estratégia para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita – a formação do leitor passa pela atividade inicial do escutar e do recontar. Ainda assim, esta prática ainda não é tão comum nas séries iniciais como se pensa. O trabalho do contador de história envolve mais do que a relação texto-ouvinte, mediada pelo professor. É um processo de dramatização do texto, que visa um maior envolvimento do aluno, quando não uma