Planejamento Choperia Dourada
De acordo com dados do IBGE a população de Jaguariúna é de 44.311 habitantes (Censo 2010), dos quais 16.176 tem entre 20 e 39 anos, público principal do estabelecimento trabalhado, a choperia Dourada. Por ser uma cidade interiorana, os jovens costumam se reunir no centro onde existe um maior número de estabelecimentos do ramo, a choperia em questão encontra-se deslocada deste centro.
O bar vem investindo em entretenimento por ser um de seus diferenciais: nos últimos meses o dono comprou mais uma mesa de bilhar (é o único bar da cidade com mesas para prática de sinuca) e pretende investir em uma mesa de hockey, além de já contar com telão para exibição de conteúdo de TV fechada (apenas o Bar da Bhrama apresenta a mesma atração na cidade) e apresentação de bandas. Nos últimos tempos também investiu na contratação de mais um funcionário fixo afim de expandir seu negócio durante a semana.
Apesar de contar com muitos diferenciais interessantes, a choperia não era assim no início e seu nome é associado a um ambiente desagradável com comida ruim. Muitos na cidade não sabem que está atuando sob nova direção e das atrações oferecidas. O relacionamento com os clientes é muito instável e a maior preocupação é reestabelecer a marca.
O chope é oferecido em três variedades e tem um custo benefício interessante. Anteriormente o bar não trabalhava com cervejas de marcas variadas, mas hoje em dia elas são fornecidas normalmente. Os lanches são feitos com hambúrguer de açougue e são mais um dos diferenciais do local.
Nunca houve uma preocupação por parte do estabelecimento com comunicação e marketing. Não foram ainda realizadas pesquisas. Há apenas um perfil de facebook do estabelecimento. O serviço não é demorado, existem promoções de venda atrativas e o local é agradável. Ainda não está bem estabelecido, mas a ideia do proprietário é associar o ambiente e a marca à cultura pop.
1. Estrutura de mercado:
O mercado de bares na cidade de Jaguariúna é