Planejamento bh
1.1 BRT Antonio Carlos/Pedro I
O corredor terá 16 km e 25 estações, ligando o aeroporto de Confins ao Mineirão, à região hoteleira e ao centro de Belo Horizonte.
Em março de 2012, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais suspendeu a licitação para as obras da estação São Gabriel por conta de irregularidades no edital. O processo foi retomado e os trabalhos seguem em andamento. Segundo a prefeitura, em nenhum momento a intervenção foi interrompida. Atualmente, quase 40% do corredor está pronto. Tem previsão de entrega para novembro de 2013.
1.2 Corredor Pedro II
Implantação de um sistema de corredores exclusivos de ônibus nas avenidas Pedro II e Carlos Luz, importantes vias de acesso ao estádio Mineirão.
Corredor terá 12 km de extensão, 17 estações e uma faixa em cada sentido para os ônibus.
A Obra de responsabilidade da prefeitura da capital minireira foi iniciada em abril de 2012. Neste mesmo ano, prefeitura de Belo Horizonte "agregou" ao projeto novas intervenções, ou "obras complementares", nos BRTs Antonio Carlos/Pedro I e Cristiano Machado.
1.3 BRT Área Central
No Corredor da Área Central não está prevista a construção de terminais de integração. Serão seis estações com distância de 200 metros entre elas. Existirão áreas de ultrapassagem em todos os trechos entre as estações.
A expectativa é que trafegue pelo corredor 135 mil passageiros/dia e 19,9 mil passageiros/hora pico, as obras estão 13% concluídas e a estimativa de término é para outubro de 2013.
Sistema de corredores exclusivos para ônibus terá 7,6 km e vai interligar os BRTs Cristiano Machado e Antônio Carlos, além do corredor viário da avenida Pedro II.
A área central de Belo Horizonte é o local onde ocorre a maioria das trocas de viagem.
1.4 Expansão da Central de Controle de Trânsito
Melhoria do Sistema de Controle Inteligente de Tráfego (CTI) para aprimorar o gerenciamento e a segurança do trânsito.