Planejamento Anual Educação Física
Planejamento Anual de
Educação Física
Leyliane Pina
Ataleia MG
2013
Dentre as diversas funções exercidas pela Educação Física, pode-se destacar algumas que embasam a sua atuação dentro do ambiente escolar.
1)DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS:
Várias habilidades como raciocinar, planejar, exercitar a memória, compreender situações, linguagens e estratégias e resolver problemas precisam ser desenvolvidas. A melhor fase para trabalhar essas capacidades do aprendizado (cognitivas) é na infância. Embora as habilidades motoras sejam o aspecto aparente mais trabalhado, é possível estimular o raciocínio por meio das atividades. "A brincadeira também produz conhecimento, é onde a criança aprende com prazer sem saber que está aprendendo”.
2)RESPEITAR O CORPO:
Uma boa aula de Educação Física deve mostrar, antes de qualquer coisa, a importância de se ter um corpo saudável, com habilidade para executar movimentos. Ela deve mostrar também como os exercícios físicos, praticados de forma correta, sem exageros, podem ajudar nesta empreitada. Na fase da adolescência essa conscientização deve ser ainda mais trabalhada. Deve ficar claro que a malhação não pode ter como única finalidade a estética. "
3) AUMENTAR A AUTOESTIMA:
Do ponto de vista físico, o exercício libera hormônios que causam bem-estar. Do psicológico, aumenta a confiança e diminui a timidez.
4)TRABALHAR O EQUILÍBRIO EMOCIONAL:
Ganhar, perder, errar, jogar com a incerteza... são situações comuns na vida. A boa Educação Física deve desenvolver o controle psicológico dos alunos sob a adversidade. "A pessoa precisa aprender a lidar com o sucesso e o fracasso". "É preciso criar situações em que os alunos tenham de lidar com a frustração. Terminar um jogo assim que uma equipe faz um ponto a mais, e até montar times mais fortes que o outro propositalmente”.
5)RECONHECER O OUTRO E SABER