planadores
Planador - é uma aeronave sem motor, mais pesada que o ar e com uma configuraçãoaerodinâmica semelhante a de um avião, que se mantém voando graças às correntes ascendentes na atmosfera.
Reboque aéreo
É a forma mais comum de decolagem no Brasil. Um avião especialmente projetado para essa finalidade, reboca o planador até uma altura adequada para o início vôo, normalmente entre 600 e 1000m acima da pista de decolagem. O reboque é feito através de um cabo de comprimento entre 50 e 70 metros que conecta as aeronaves, sendo desligado pelo piloto do planador. Pode também ser desligado pelo rebocador em casos de emergência.
Guincho
Uma forma alternativa de reboque é a utilização de um guincho motorizado instalado na extremidade oposta da pista de decolagem que rapidamente recolhe o cabo de reboque, imprimindo velocidade ao planador. O cabo utilizado é equipado com um pára-quedaspróximo a sua extremidade, mantido fechado pela tensão durante o reboque, abrindo-se após o desligamento do planador, facilitando assim o recolhimento do mesmo.
Voo de talude
Também conhecido como voo de colina, consiste em aproveitar uma corrente de ar orográfica ascendente numa elevação do terreno. Este método de decolagem diretamente na montanha é utilizado pela asa-delta e o parapente, mas não pelos planadores. Apenas os chamados planadores "primários", originalmente dos anos 30 se utilizavam dessa forma de decolagem, auxiliados por um cabo elástico (tipo sandow) que imprimia maior velocidade inicial ao lançamento. Atualmente essa forma de decolagem se restringe a demonstrações em partes da Europa com planadores daquela era.
Voo de talude ou voo de colina é uma técnica de voo a vela com planadores ou voo sem motor com asa-deltas e parapentes que tem como objetivo aproveitar a ascensão produzida pelo vento ao subir um obstáculo vertical (talude ou colina). Esse tipo de ascendente é chamada corrente orográfica.
A aeronave nesse tipo de voo deve manter-se sempre a barlavento