O Povo Brasileiro
Centro de Linguagem e Comunicação - CLC
Curso de Artes Visuais - Noturno - Turma 1
Arte e Cultura Brasileira
Resumo sobre documentário:
"O Povo Brasileiro"
(inspirado na obra de Darcy Ribeiro)
Americana
2010
Resumo sobre documentário:
"O Povo Brasileiro"
(inspirado na obra de Darcy Ribeiro)
Professora Tatiana Dantas
Americana
2010
"(...)Somos uma cultura sincrética", um povo novo que é feito de diferentes matrizes mas que se comporta como uma única gente desapegada ao passado e aberta ao futuro.
O documentário "O Povo Brasileiro" tem em seu intuito inicial trazido no primeiro capítulo da série o de explicar de onde se enraíza a sociedade brasileira contemporânea. Para isso remonta as matrizes indígenas que compõem esta terra há muito mais tempo do que se tem registro na história.
A 'Ilha Brasil' já existia muito antes de sua descoberta oficial pelo cartório português. Mas pré existia bem antes de qualquer nomenclatura. Era feito de uma gente que, acima de qualquer coisa, sabia fazer da vida o deve se fazer: viver.
Os "Brasis", como eram chamados inicialmente, eram indígenas classificados de acordo com sua língua (macro-jê, macro-tupi, arawak, karib).
Os Tupis-guaranis eram o povo mais diversificado entre os indígenas e marca-se na história que a maior diáspora de povos nativos foi proveniente de uma marcha que se estendeu por grande parte do território brasileiro.
Eram divididos em sistemas diversificados; as aldeias eram unidades sociais distintas e auto suficientes, assim como cada habitante seu. O índio tinha essa característica de se bastar. Tinha o conhecimento de tudo que precisaria para viver sua vida autonomamente. Conheciam a natureza em detalhe, nome de cada planta e animal, sua serventia. Conviviam com a natureza em harmonia.
Quando o colonizador europeu aqui chegou, encontrou uma terra já habitada e referenciada. Os