Plano de gerenciamento
O Plano de Gerenciamento é uma atividade que faz parte da Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, do 8° período de Graduação em Enfermagem da Universidade Tiradentes e que serve como um dos pré-requisitos de avaliação. O plano foi realizado pelas Acadêmicas de Enfermagem da Turma S09, na Unidade Básica de Saúde Antônio Alves em Aracaju/SE, sob a orientação das Preceptoras Flávia Rezende e Manuela Martins.
Sabe-se que a estrutura física e organizacional de um estabelecimento assistencial de saúde tem influência significativa na qualidade da prestação da assistência humanizada. O plano de gerenciamento envolve um estudo da estrutura física e organizacional da unidade, baseado nas normas da RDC n°50 de 21 de fevereiro de 2002 e Manual de Estrutura Física das Unidades Básicas de Saúde. A RDC n° 50 dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde (ANVISA, 2002). O trabalho torna-se importante, pois, permite avaliação e identificação das irregularidades da estrutura e da organização do serviço e possibilita a realização de um planejamento estratégico de ações no intuito de organizar o sistema.
Planejar um espaço físico é importante e beneficia a instituição em aspectos como redução da disseminação de doenças, diminuição de gastos, melhor aproveitamento de espaço físico. O Enfermeiro é peça importante na realização do planejamento, pois, ele trabalha com o paciente de forma direta ou indireta, e está ligado a diversas áreas, conhecendo assim, a rotina da unidade. Para a realização de um bom planejamento, o enfermeiro precisa ter conhecimento teórico e estar atento à necessidade de mudanças a fim de realizar um diagnóstico situacional da instituição.
Diante deste contexto, o Plano de Gerenciamento torna-se atividade de grande relevância para os acadêmicos e discentes, pois permite a utilização do conhecimento teórico na prática de trabalho