plagio
1. Leia a “Cartilha sobre Plágio Acadêmico”, disponível na plataforma, explique com suas palavras o que é plágio e enumere as modalidades de plágio, apresentando exemplos ilustrativos.
Resposta: Entende-se como plágio: a apropriação integral, parcial e conceitual de obras, textos e ideias sem o devido crédito ao produtor/autor. Quando se divulga o autor e a obra, que o direcionou na elaboração de sua pesquisa escolar ou científica está se enaltecendo e reconhecendo a importância daquele que o influenciou na formação de sua opinião. Enumeração dos tipos de plágios:
Plágio Integral;
Plágio Parcial; e
Plágio Conceitual.
1) Plágio integral equivale a cópia “ipis litteris” do texto. Exemplo:
“Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem número, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio, mas isso te custaria a tua própria pessoa: tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Aonde leva? Não perguntes, siga-o.”
Friedrich Nietzsche
. Acesso em: 01 ago. 2014.
A citação abaixo caracteriza plágio, uma vez que não se vez o uso de aspas e tão pouco fez menção ao autor da obra.
Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem número, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio, mas isso te custaria a tua própria pessoa: tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Aonde leva? Não perguntes, siga-o.
2) Plágio parcial, pois houve a substituição de algumas poucas palavras da ideia original.
Exemplo:
“A evolução da economia monetária é um caso da burocracia, já que há que compensar pecuniariamente os funcionários.
Atualmente não só prevalece este fator, mas é a