plagio
O Plágio é um crime comum em escolas e universidades. No começo o plágio era livremente praticado por qualquer pessoa de má fé. Mas hoje praticar Plágio é um crime e acima de tudo é um desrespeito com o autor original q é punida com multa e se no caso acadêmico o infrator é retirado da universidade.
Como o ato de Plágio tornou se mais conhecido novas técnicas de plagiar foram aparecendo, mas todas se encaixam na lei de Plágio.
2 O QUE É PLÁGIO
Provém do latim plagium: ação de roubar uma pessoa, sequestrar.
Plágio significa: “copiar, uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é a sua própria.”
O Plágio é uma copia não autorizada de varias informações, e é considerado crime, previsto no Código Penal Brasileiro, e na lei 9610. E em outros vários países é considerado crime de violação de direito autoral.
O Plágio pode acontecer em diversas situações; quando um individuo retira partes de livros, quando usa letras de musicas, de obras literária, trabalhos de alguém e não colocar os creditos para o autor original.
3 PLÁGIO ACADEMICO E ESCOLAR
No período escolar o plágio é visto como uma vantagem para a realização de trabalhos. E os estudantes crescem intelectualmente com o vicio de retirar tosos os seus trabalhos da internet, plagiando. E muitas vezes sem mesmo saber que o ato de plagiar é um crime.
Isso desfavorece o desenvolvimento da aprendizagem. Pois o ato de plagiar em período escolar, evita a leitura do determinado assunto, assim defasando o aluno, e trazendo a ele a dificuldade de interpretação e criação.
Mesmo o plágio sendo um crime, ainda existe escolas que aceitam trabalhos plagiados, mas essa situação esta mudando, causa da divulgação dos casos de plágio que circulam em meios de comunicação.
“Existem também diversos casos de plágio no mundo acadêmico, por exemplo, em faculdades, mestrado, doutorado, onde alunos copiam trabalhos e teses de conclusão de outros, em vez de