Plagio
Engenharia/ Engenharia de Produção
Título
A PERCEPÇÃO DE PLÁGIO ENTRE OS PROFESSORES DA UENF
Nomes e instituição dos autores
Rafael da Silva Sanches1, Manuel Antonio Molina Palma1
1Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Introdução
O plágio pode ser definido como a utilização de palavras, ideias ou uma obra, ou parte dela, de outrem assumindo-as como próprias sem dar crédito ao autor (FACHINI; DOMINGUES, 2008; CHRISTENSEN, 2011).
A prática desse fato traz cada vez mais preocupação ao meio acadêmico, e vários trabalhos e estudos sobre esse tema já estão sendo feitos. Sabe-se que a maioria das investigações intelectuais não poderia ocorrer sem empréstimo de trabalhos de outros, só que escritores honestos e responsáveis indicam seus débitos para com outros ao fazer clara referência ao material emprestado, enquanto escritores desonestos ou irresponsáveis frequentemente deixam de fazer referência aos seus empréstimos e, portanto, tornam-se culpados de plágio
(KIRKPATRICK, 2001).
Através desse contexto, pretende-se apurara o nível de conhecimento dos professores da UENF, sobre o assunto abordado.
Metodologia
Para isso foi feita uma pesquisa exploratória com caráter qualitativo, com o intuito de analisar o comportamento dos professores da
Universidade em relação ao tema, foi escolhida uma amostra de 16 professores, sendo um para cada curso de graduação da UENF. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário aos professores da UENF.
Encontra-se em andamento uma pesquisa exploratória com caráter quantitativo não paramétrico, para uma análise mais profunda .
Resultados
Perguntas
1 - No seu entendimento, o que é plágio?
2 - O que leva uma pessoa a cometer plágio?
Conclusões
Respostas
Consiste na utilização de partes da obra de algum autor sem mencioná-lo ou conceder os créditos ao mesmo, assumindo a autoria como se fosse própria.
Falta de caráter, falta de conhecimento sobre