Plagio televisivo
Plagio: Falta de criatividade talvez, pecado jamais! - OPINIÃO
Muito se discute sobre as copias de programas e quadros na Tv brasileira, mas a verdade é que o mundo é feito de copias e não há como negar o fato, se você prestar atenção até nossos dedos são copias uns dos outros e que assim como nas copias televisivas, tem mudanças, alterações.
Não é que a copia seja boa ou produtiva, ela é apenas necessária. Chegamos a um momento onde tudo por mais novo e inovador que seja sempre irá se assemelhar com algo já pré-existente.
Acho que sair criticando o plagio é algo perigoso por se tratar de um fato relativo.
Existem copias totalmente aceitáveis num melhoramento de um formato talvez ou num resgate de um quadro de sucesso há muito tempo não apresentado.
Outras são realmente abomináveis como a acusação feita pelo Mc leozinho contra o nome “Se ela dança eu danço”, programa até então exibido pelo SBT, coisa absurda até porque se tratava de formatos completamente diferentes (Musica / Programa). E como os casos “JR” = “JN”, “Domingo ESPETACULAR” = “Fantástico” e “Esporte fantástico” = “Esporte Espetacular”, que não passam de uma suja estratégia da Record de tentar confundir o telespectador.
Há também casos em que o feitiço vira contra o feiticeiro e que nos Sbtistas acompanhamos de perto um deste, foi o caso do “Qual é seu talento?” acusado pela FREMANTLEMEDIA juntamente com Rede Record de copiar o “Got Talent”. No caso o SBT perdeu essa ação, justificada como uma adaptação moderna do consagrado “Show de Calouros”, mas a justificativa não foi aceita, pela nítida semelhança que os programas tinham, como apresentador na coxia, cenário com tapumes paralelos e a mudança de cor de acordo com a aprovação ou não do candidato.
----------------------------------------------------------xxx-----------------------------------------------------------------
MAS CALMA, FOCA AQUI!
Se o “Show de Calouros” foi um programa de auditório da televisão