Placenta prévia
A placenta prévia é uma complicação obstétrica onde a placenta está inserida numa região próxima ou recobrindo o orifício cervical.
Tipos de Placenta Prévia
• Placenta Prévia Total : a mais grave, obstrui o colo do útero, a migração é mais difícil, o repouso tem que ser absoluto, e a cesárea é a indicada.
• Placenta Prévia Assimétrica: A placenta obstrui o canal cervical completamente, mas de maneira não uniforme, caso a gestante tenha realizado parto cesariano anterior, ela poderá aderir no local e invadir o miométrio, chamado de acretismo placentário e requer cuidados especiais como acompanhamento pré-natal intensivo e parto com assistência mais complexa.
• Placenta Prévia Parcial: Neste tipo de placenta ela obstrui parcialmente o canal cervical. Na maioria das vezes quando o útero começa a se expandir, ela tende a se afastar do colo ficando numa localização normal.
• Placenta Marginal A placenta fica próximo ao orifício cervical, sem obstruí-lo. É chamada de “implantação baixa” e geralmente não provoca maiores complicações, conforme o útero vai crescendo ela se afasta do canal cervical.
• Placenta fúndica , uma região mais alta do útero, local ideal e mais seguro para o desenvolvimento da placenta.
Sinais de placenta prévia
Podem variar, mas usualmente as grandes perdas sanguíneas vaginais recorrentes e indolores durante o terceiro trimestre da gravidez são os mais comuns; no entanto as contrações prematuras, o bebé em posição transversal, o tamanho do útero ser bem maior que o normal são outros sintomas que podem indicar esta complicação. Ainda não se sabe o porquê da placenta prévia surgir antes do parto. Causas de Placenta Prévia:
* Placentária anormal formação
* Gravidez múltipla,
* Anormal útero,
* Cicatriz uterina.
Sintomas de Placenta Prévia: —
* Súbita indolor hemorragia no canal de parto
* Sangramento ocorre geralmente no final do segundo trimestre.
* Sangramento ocorre.
*