Placa de orifício
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
EXPERIMENTO Nº 06
DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DESCARGA DE UMA PLACA DE ORIFÍCIO
Alvaro Gottileb
Anderson Bortolotti
Jucélio Boscato Pacheco
Acadêmicos
Passo Fundo
28/09/2012
1 – INTRODUÇÃO
1.1 - Objetivos de experimento
As Placas de orifício são medidores deprimogênios primários instantâneos de vazão, é um dos meios mais utilizados para medir o fluxo de escoamento de um fluido. Esse tipo de medidor de vazão é muito utilizado nas indústrias, isso certamente se da pelas vantagens que apresenta: simplicidade, custo relativamente baixo, ausência de partes móveis, pouca manutenção e aplicação para diversos tipos de fluidos.
Essa verificação da vazão através das placas de orifício obedece a uma relação, velocidade x queda da pressão introduzida pelo instrumento, à equação de Bernoulli explica tal fenômeno.
As situações que se aplicam esses dispositivos são as quais o escoamento se mantém em regime subsônico na seção da medição e esteja em regime permanente ou varie lentamente com o tempo onde possa considerar que o liquido tenha uma só fase.
Então, com o intuito de determinar o coeficiente de descarga de uma placa de orifício, estudar e determinar as incertezas envolvidas nesse processo de cálculo do coeficiente de descarga foi realizado um experimento que será descrito na seção 2.1
A figura 1 mostra o corte típico de uma placa de orifício.
Figura 1 – Placa de orifício típica.
A calibração da placa de orifício é feito através da medição do peso de certa quantidade de fluido que escoa de um recipiente posicionado no experimento em um determinado tempo.
Como resultado da calibração, uma curva relacionando perda de pressão e vazão deve ser obtida, a equação (1) descreve esta curva. O fato de a vazão ser diretamente proporcional à raiz quadrada da queda de pressão decorre diretamente da equação de Bernoulli, uma vez que a vazão está