Pista de mensageiro
a. Generalidades
(1) O mensageiro é o mais antigo e o mais seguro meio de comunicações.
(2) O mensageiro, a pé ou transportado, constitui-se na maneira mais prática e quase que exclusiva de remessa de documentos volumosos, cartas topográficas, materiais e mensagens longas. Agentes especialmente credenciados são o único meio permitido para condução de mensagens ultrasecretas.
(3) O desenvolvimento dos recursos de guerra eletrônica faz crescer de muito a importância do uso de mensageiros, mesmo em situações de movimento, em substituição ao rádio.
b. Meios de Locomoção - Os mensageiros utilizam todos os meios de locomoção existentes como, por exemplo, aéreos, motorizados, a cavalo, a pé etc. CONCEITOS BÁSICOS: 0 Meio de comunicações (agente) mais antigo, mais seguro e mais caro (vida do homem). 1 Utilizado, principalmente, para grandes volumes de informações ou na área do PC. CLASSIFICAÇÃO: Quanto ao Serviço: 0 DE ESCALA Seguem horários e itinerários previamente determinados. 1 ESPECIAIS São empregados em horários e itinerários que fogem ao planejamento, ou seja, sempre que necessários. 2 LOCAIS Atuam dentro da área do PC, para levar e trazer mensagens de uma instalação a outra. Quanto ao Meio de Transporte: 0 À PÉ Deslocamento à pé, para distâncias curtas. 1 TRANSPORTADO Deslocamento motorizado terrestre. 2 AEROTRANSPORTADOS Deslocamento por aeronave (avião ou helicóptero) sendo o meio mais rápido.
POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES: Possibilidades: PRÓS 3 É o meio de Comunicações mais seguro; 4 Permite a transmissão de mensagens bastante volumosas; 5 Reduz a necessidade da instalação de circuitos elétricos e 6 Pode evitar a necessidade de se criptografar uma mensagem que seja muito extensa.
Limitações: CONTRAS 7 Desfalca dos efetivos os homens melhores capacitados e esclarecidos; 8 Expõe o pessoal a graves perdas e 9 A transmissão é morosa, na maioria das