Análise fílmica - um método perigoso
FACULDADE CEARENSE
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ANÁLISE FÍLMICA: UM MÉTODO PERIGOSO
TRÍCIA MATIAS DE OLIVEIRA
FORTALEZA-CEARÁ
ANÁLISE FÍLMICA
1. Identificação do Filme
Título: Um método perigoso
Gênero: Drama
Diretor: David Cronenberg
País/ano: EUA/2011
Fotografia: Peter Suschitzky
Roteiro: Christopher Hampton
Duração: 99 minutos
2. Análise do Filme
“Um método perigoso” se passa na Europa do início do século XX, mais precisamente a partir de 1904, especialmente na suíça e em Viena. O contexto era eurocêntrico, num cenário Pré-Primeira Guerra Mundial.
O filme começa com dois homens, dentro de uma carruagem, segurando uma mulher descontrolada e que está, aparentemente, tendo um ataque histérico. Apesar de muito resistir, Sabina tenta a todo custo sair dali, mas nada consegue. Eles chegam até a Clínica onde Jung atendia, na cidade de Zurique (Suíça). O médico a partir dali iria atende-la e começar a experimentar os métodos de psicanálise de Freud. O caso dela vai avançando e o tratamento surte efeito e é nesse momento que Jung começa a se corresponder com Freud, relatando todo o processo referente à Sabina.
O filme deixa bastante claro que ali se dava o surgimento de fato da Psicanálise, mostrando, inclusive, as relações amistosas e de conflito e ruptura entre Freud e Jung, no que convergiam e divergiam. Nos mostra, de forma mais simples, os pontos fundamentais na vida destes cientistas. Nos revelando também a diferença social entre ambos, e vai além, mostrando o fato de Jung não ser judeu, diferentemente de Freud.
O jovem psicanalista Jung fica no centro da discussão. Percebemos que ele é orientado por Freud, seu professor e mestre, no tratamento inovador que