Pisicologia organizacional
Trabalho de pesquisa sobre
Cultura Organizacional
Aluna: Camila Rodrigues N° 06
Turma: ADM 1A
Professora: Deise Felipe
Disciplina: Psicologia
São Paulo, 13/09/2011
Introdução:
O objetivo desde trabalho é o de definir, explicar e dar subsídios a quem futuramente venha lê-lo, para entender o conceito de cultura organizacional, compreender suas inter-relações na empresa, no comportamento das pessoas, bem como o de conseguir identificar aspectos da mesma.
A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela Poe condições a administração das pessoas.
Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento das pessoas em uma empresa no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.
Independente da cultura organizacional da empresa, os líderes são os principais influenciadores e