pisicologia do idoso
A ÉTICA E O CUIDAR DO IDOSO
Ética do cuidar que orienta uma nova tecnologia de cuidado, o “Cuidador de Idosos”, profissional que assume a responsabilidade de cuidadosamente acompanhar velhos que se encontrem em condições de relativa ou total dependência. Uma categoria profissional que surge para atender a uma demanda crescente, decorrente do aumento demográfico do percentual de velhos na pirâmide social, e do aumento da longevidade. Não só passaremos a ter, brevemente, mais velhos que jovens, como aumentou o tempo em que eles permanecem no nosso convívio, ou excluídos dele.
A classificação de cuidador sugerida pelo Ministério da Previdência e Assistência Social -
MPAS (2000) propõe a seguinte conceituação: Cuidador informal: é aquele que presta cuidados à pessoa idosa no domicílio, com ou sem vínculo familiar, e que não é remunerada. Perfil: pessoas de ambos os sexos, pertencentes à família ou não, que têm idoso em casa e identificam-se com as atividades pertinentes.
Cuidador Profissional: é a pessoa que possui educação formal com diploma conferido por instituição de ensino reconhecida em organismos oficial, e que presta assistência profissional ao idoso, a família e comunidade. Perfil: ter cursado o 3° Grau e tido treinamento específico em cuidado do idoso, em instituições oficialmente reconhecidas.
Cuidador Formal: pessoa capacitada para auxiliar o idoso que apresenta limitações para realizar as atividades e tarefas da vida quotidiana, fazendo o elo entre o idoso, a família e serviços de saúde ou da comunidade, geralmente remunerado. Perfil: ter cursado o 1° Grau, ser maior de idadee submetido a treinamento específico, ministrado por instituição reconhecida (MPAS, 2000, p. 12).
Qual o sentido da Ética?
O homem vive em sociedade, daí ser considerado um ser social. O ser humano não sobrevive isolado por muito