Pisicologia de piaget
Antonio Carlos Silva Santos
RESPOSTA DA ATIVIDADE AVALIATIVA DA 1ª SEMANA
JEQUIÉ/ BA
OUTUBRO / 2011
Antonio Carlos Silva Santos
RESPOSTA DA ATIVIDADE AVALIATIVA DA 1ª SEMANA
TRABALHO APRESENTADO NA DISCIPLINA HISTÓRIA E EDUCAÇÃO COMO PRÉ-REQUISITOS PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS. PROFª. KARINA PEREIRA PINTO
JEQUIÉ/ BA
OUTUBRO / 2011
RESPOSTA DA ATIVIDADE AVALIATIVA DA 1ª SEMANA
Psicologia Genética de Piaget
A chamada psicologia genética de Piaget é considerada como uma concepção Interacionista e Construtivista.
Sabe-se que no interacionismo considera-se que os elementos biológicos e sociais estão associados e exercem influência mútua, neste sentido se faz necessário uma interação contínua e estável com os outros seres humanos para que as crianças possam desenvolver todo seu potencial de habilidades.
Sendo assim, também possui características construtivistas, já que para Piaget a partir desta interação com o meio, o conhecimento vai sendo construído pelo indivíduo em um processo sem fim.
Segundo Piaget, uma explicação para a aquisição do conhecimento se da através da interação do sujeito com o meio em que vive e a partir da exploração das estruturas existentes no sujeito, essas estruturas cognitivas mudam através dos processos e ele as define como adaptação, assimilação e acomodação.
A assimilação é relacionada a interpretação de eventos em torno de estruturas cognitivas já existentes, já a acomodação se relaciona à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio. Assim para Piaget o desenvolvimento cognitivo consiste de um esforço constante para que haja uma adaptação ao meio em termos de assimilação e acomodação.