Pirâmide alimentar
A localização de cada grupo na pirâmide indica a quantidade de porções que devem ser consumidas diariamente. Na base estão os energéticos, que devem o principal da alimentação. São seguidos dos reguladores, construtores e por último dos energéticos extras, que estão no topo da pirâmide, e devem ter consumo limitado. A água e as fibras não se encontram representadas na pirâmide, porém, devido à suas funções essenciais ao organismo, devem ser consumidas em quantidade generosa, ficando na parte mais baixa da pirâmide.
Cada alimento dos grupos da pirâmide alimentar fornece um pouco, mas não todos, os nutrientes que um indivíduo necessita. Da mesma forma, nenhum um grupo alimentar é mais importante que outro, e os alimentos em um grupo não podem substituir aqueles de outros. Para ter uma boa saúde, é necessário, portanto, que todos os grupos estejam incluídos na dietadiariamente. Construir um cardápio nutricionalmente equilibrado, colorido e variado é simples: basta incluir um alimento de cada grupo nas suas refeições.
GRUPO DOS ALIMENTOS ENERGÉTICOS São os alimentos compostos por carboidratos que fornecem energia e calor, funcionam como combustível para o corpo. São encontrados no grupo dos cereais, como arroz, batata, milho, mandioca e seus derivados (polvilho, araruta), mandioquinha, além de massas, farinhas, biscoitos e bolos que para a população em questão devem ser, obviamente, isentos de glúten. Este grupo forma a base da pirâmide alimentar, indicando que estes devem ser a base de uma dieta balanceada, podendo