Piramide de Maslow
Maslow foi um pensador surpreendentemente original, queria saber o que constituía a saúde mental positiva. A psicologia humanista, corrente impulsionada por ele, deu origem a diversas diferentes formas de psicoterapia, todas guiadas pela ideia de que as pessoas possuem todos os recursos internos necessários ao crescimento e à cura e o objetivo da terapia é remover os obstáculos para que o indivíduo consiga isso.
A Hierarquia de Necessidades de Maslow
Uma das coisas interessantes que Maslow descobriu é que algumas necessidades têm mais prioridade que outras. Um exemplo é se você sente fome e sede, a tendência é resolver a sede primeiro. Afinal, você pode ficar sem comida por semanas, mas apenas sobreviverá por alguns dias sem água. Maslow aproveitou essa ideia e criou sua famosa
Hierarquia de necessidades. Ele definiu cinco níveis de necessidades:
1. Necessidade fisiológica: Inclui necessidade que temos de oxigênio, água, proteínas, sais, açúcar, cálcio, temperatura, suor, urina, evitar sentir dor, sexo e etc. Necessidade do dia a dia.
2. Necessidade de segurança e estabilidade: Quando as necessidades fisiológicas são resolvidas, segundo nível de necessidade entra em jogo. Você vai passar a se preocupas não mais com sua fome e sua sede, mas com seus medos e ansiedades, ter um emprego, um lar seguro, plano de saúde, um plano de aposentadoria e assim por diante.
3. Necessidade de amor e pertencimento: começa a sentir necessidade de ter amigos, um namorado, filhos, bons relacionamentos em geral; você se torna gradualmente mais sensível á solidão e as ansiedades sociais.
4. Necessidades de estima: Maslow percebeu duas versões de necessidades de estima, inferior; que é o desejo de ter o respeito do outro, necessidade de status, fama, reconhecimento, atenção e etc. e a versão superior; que envolve a necessidade de auto respeito, confiança, competência, capacidade de realização, independência e liberdade. A