Piramide de Maslow
O nível mais baixo é composto pelas necessidades fisiológicas, como a sede, a fome e o sono. Uma pessoa dominada por esta necessidade tende a perceber apenas estímulos que visam satisfazê-la.
“Se todas as necessidades estão insatisfeitas e o organismo é dominado pelas necessidades fisiológicas, quaisquer outras poderão tornar-se inexistentes ou latentes. Podemos então caracterizar o organismo como simplesmente faminto, pois a consciência fica quase inteiramente dominada pela fome. Todas as capacidades do organismo servirão para satisfazer a fome...”(Maslow, 1975:342)
Logo acima vem as necessidades de segurança, estas necessidades levam a pessoa a proteger-se de qualquer perigo, todo ser humano necessita de abrigo e proteção para o corpo para a manutenção de uma vida confortável, essa necessidade pode, assim como a fisiológica, dominar o organismo. Quando é atingido o nível de segurança, os indivíduos começam a se socializar com outros, este é o nível da associação, é a necessidade social presente em todo ser humano. O nível seguinte na pirâmide é o da estima, no qual o individuo tenta se diferenciar dos demais, a satisfação desta necessidade gera sentimentos de autoconfiança, de valor, de capacidade e sentimento de utilidade. E, por último, a autorrealização, nesta o individuo busca a superação da sua capacidade, explorando suas possibilidades, que revelam uma tendência de todo ser humano em realizar plenamente o seu potencial.
“Essa tendência pode ser expressa como o desejo de a pessoa tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser” (Maslow, 1975:352). E cada um desses níveis só poderão ser