A Pirâmide de Maslow
É uma teoria psicológica proposta por Abraham Maslow na sua obra "Uma teoria sobre a motivação humana.”.
A Theory of Human Motivation de 1943, que posteriormente ampliou. Maslow formula na sua teoria uma hierarquia de necessidades humanas e defende que, conforme se satisfazem as necessidades mais básicas, os seres humanos desenvolvem necessidades e desejos mais elevados.
Hierarquia de necessidades de Maslow
A hierarquia de necessidades de Maslow descreve-se com frequência como uma pirâmide que consta de cinco níveis: os quatro primeiros níveis podem ser agrupados como «necessidades de défice (deficit needs ou D-needs); ao nível superior denominou-o auto-actualização, motivação de crescimento, ou necessidade de ser (being needs ou B-needs). “A diferença em que enquanto as necessidades de défice podem ser satisfeitas, a necessidade de ser é uma força impe lente contínua.”.
A ideia básica desta hierarquia é que as necessidades mais altas ocupam a nossa atenção só quando se satisfizeram as necessidades inferiores da pirâmide. As forças de crescimento dão lugar a um movimento ascendente na hierarquia, enquanto as forças regressivas empurram as necessidades prepotentes para baixo na hierarquia. Segundo a pirâmide de Maslow disporíamos de:
Necessidades fisiológicas
São necessidades fisiológicas básicas para manter a home ostasis (referente à saúde); dentro destas, as mais evidentes são:
Necessidade de respirar, beber água, e alimentar-se.
Necessidade de manter o equilíbrio do pH e a temperatura corporal.
Necessidade de dormir, descansar e eliminar os desfechos.
Necessidade de evitar a dor e ter relações sexuais.
Necessidades de segurança e proteção.
Estas surgem quando as necessidades fisiológicas se mantêm compensadas. São as necessidades de sentir-se seguro e protegido; inclusive desenvolver certos limites de ordem. Dentro delas encontram-se: Segurança física e de saúde. Segurança de emprego, de rendimentos e