PIPA
A classe mais importante dos sistemas abetos são os sistemas vivos, que resaltam que a empresa cresce em tamanho pelo acréscimo de partes, ingere coisas e processa em produtos ou serviços.
As principais diferenças entre sistemas abertos e sistemas fechados são que o aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação e até auto-reprodução, naturalmente, sob condições ambientais. E o sistema fechado não tem essas capacidades sob certas condições ambientais.
Os organismos vivos, as organizações tem seis funções primárias principais, são elas: Ingestão; Processamento; Reação ao ambiente; Suprimento das partes; Regeneração das partes e Organização.
Taylor, Fayol e Weber utilizaram o modelo racional, a abordagem das organizações dentro de uma perspectiva de sistema fechado. Os sistemas são fechados quando são isolados das influências das variáveis externas e quando são determinísticos, em vez de probabilísticos.
As organizações que possuem sistemas abertos já anteriormente definidos, torna-se premente alinhar algumas características básicas das organizações, na abordagem do modelo orgânico.
As organizações, como todos os sistemas sociais, são sistemas abertos afetados por mudanças em seu ambiente, este é potencialmente sem fronteiras e inclui variáveis desconhecidas e incontroladas.
Estas são as consequências dos sistemas sociais que são probabilísticas e não determinísticas.
A organização é um sistema social com partes independentes e inter-relacionadas, como um sistema, ela está continuamente submetida a uma mudança dinâmica, requerendo um balanço e um equilíbrio.
O sistema organizacional compartilha com os sistemas biológicos a propriedade de uma intensa interdependência de suas partes, de modo que uma mudança em uma das partes provoca impacto sobre as outras.
A organização, como sistema aberto, concilia dois processos imprescindíveis para sua sobrevivência, a Homeostasia que é a tendência do sistema em permanecer