Relatório de Dilatação Volumétrica
Francisco, Flavio Júnior, Jéssica Mirelles, João Victor, Luiz Oliveira, Maria Juliana, Paulo Johnson.
Faculdade Estácio de Natal Campus Alexandrino - Engenharia Civil Flex
Turma nº 1234 – Segunda-feira – Noite – 1º Horário – Física Experimental
Resumo: Este relatório irá abordar dados e informações de um experimento de dilatação volumétrica de uma esfera que foi exposta a temperaturas razoavelmente altas e obteve uma variação de volume do seu corpo a cada temperatura.
A dilatação é um processo que ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos, quando um corpo é aquecido as moléculas se distanciam uma das outras em conseqüência de elevação do grau das mesmas e assim o volume do seu corpo sofre um aumento e do contrário ocorre quando o corpo for resfriado o espaço entre as moléculas diminuem e seu volume também diminui.
Palavras-Chave:Expansão Térmica , Temperatura, Volume, Dilatação volumétrica.
1. Introdução e Fundamentação Teórica
A esfera surge da revolução de uma semicircunferência.Esse corpo circular possui inúmeras aplicações cotidianas. Seu volume depende do tamanho do raio, que é à distância do centro da esfera a qualquer ponto da extremidade.
Quando aquecemos uma esfera, aumentamos sua energia térmica, aumentamos o estado de agitação das moléculas que a compõem. Estas moléculas precisam de mais espaço e acabam se afastando uma das outras aumentando o volume da mesma. Este fenômeno é conhecido como dilatação térmica. A dilatação ocorre não só quando aquecemos um corpo, mas também quando o resfriamos. A dilatação térmica pode, então, ocorrer quando temos um aumento no volume de um corpo que sofre variação na sua temperatura ou, quando temos uma diminuição no volume de um corpo também ocorrida por ter sido submetido a uma variação de temperatura e chamamos essa dilatação de Volumétrica.
E é essa dilatação que iremos abordar no nosso relatório, ou seja, a dilatação