ANEL DE GRAVENSANDE
NOME DO ALUNO
PROF.
FÍSICA II
ANEL DE GRAVESANDE
SÃO LUIS - MA
2014
COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO
NOME DO ALUNO
PROF.
FÍSICA II
ANEL DE GRAVESANDE
SÃO LUIS - MA
2014
1 INTRODUÇÃO
Por meio deste relatório irei relatar uma demonstração sobre dilatação volumétrica e linear dos sólidos.
2 OBJETIVO
Demonstrar a dilatação linear e volumétrica dos sólidos.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Willem Jacob 's Gravesande foi um filósofo e matemático neerlandês e foi o autor do anel de Gravesande após estudar a dilatação dos sólidos.
Os sólidos que melhor se dilatam são os metais, principalmente o alumínio e o cobre. O aquecimento leva os sólidos a se dilatarem em todas as direções; no entanto, às vezes, a dilatação predomina, ou é mais notada, numa direção – é a dilatação linear e quando ela é importante em todas as direções, considera-se a dilatação volumétrica. Dilatação volumétrica: Refere-se ao aumento do volume do sólido, isto é, de seu comprimento, de sua altura e largura. Dilatação linear: Essa dilatação corresponde ao aumento do comprimento dos corpos quando aquecidos.
4 MATERIAS UTILIZADOS
Lamparina
Álcool
Caixa de fósforo
Anel metálico
Esfera metálica
Haste metálico de aproximadamente 3 centímetros
Copo com agua em temperatura ambiente
5 PROCEDIMENTO
Derramou-se álcool na lamparina como fonte de combustível, logo após a lamparina foi acesa.
Pegou-se o anel metálico e a esfera metálica, logo em seguida foi observado que ao tentar passar a esfera pelo anel não foi possível a esfera atravessar o orifício; Para demonstrar a dilatação pegou-se a esfera e expôs sobre o calor da lamparina; Após alguns minutos após a esfera está aquecida ocorreu a tentativa de passar a esfera pelo anel e foi observado que foi possível. Depois disso a