pipa
Divisão do trabalho: a decomposição de uma tarefa complexa em componentes, de modo que os indivíduos sejam responsáveis por um conjunto de atividades limitado, e não por tarefa como um todo.
Departamentalização: agrupamento, em departamentos, de atividades de trabalho que sejam semelhantes ou logicamente conectadas.
Coordenação: integração das atividades realizadas pelas partes separadas de uma organização, para alcançar objetivos organizacionais.
Divisão do Trabalho:
Especialização de tarefas: divisão do trabalho em tarefas padronizadas e relativamente simples.
Departamentalização e Alcance de Gerência:
Organograma: diagrama da estrutura de uma organização, mostrando as funções, os departamentos ou as posições na organização, e como estes elementos se relacionam para um mesmo objetivo
Tipos de Estruturas Organizacionais
1) Estrutura funcional: forma de departamentalização na qual todas as pessoas engajadas numa atividade funcional, como marketing ou finanças, são agrupadas numa mesma unidade.
2) Estrutura por produto ou mercado: organização de uma empresa em divisões nas quais se reúnem todas as pessoas
3) Por cliente – segmentação por tipo de cliente - banco
4) Geográfica - por território
5) Por processo - principais tipos que exigem especializações
6) Por projeto - atividades com inicio e fim.
Estrutura horizontal e estrutura vertical
A organização vertical é aquele que tem uma pirâmide olhar, quando traçado em papel. No topo está o presidente da empresa ou CEO, e então cada divisão é composta de uma série de quadros médios e supervisores que são responsáveis por vários departamentos. Esta é muitas vezes referida como uma organização "de altura". A estrutura horizontal é um sem gerência média em que os funcionários são amplamente autorizados a fazer os seus próprios dia-a-dia de decisões operacionais. Grandes grupos de funcionários relatam frequentemente a apenas