Pinóquio as Avessas
Reflexão em cima das abordagens do processo de ensino e aprendizagem (tradicional, comportamental e humanista) do livro Pinóquio às avessas.
Alunos(as): Brunna Campos Salzmann RA: C34642-0 Talys Pereira Barbosa RA: T27505-9 Turma: Psicologia 1º período
O livro conta a estória de Felipe, um menino que sonha com uma escola onde ele possa aprender sobre como cuidar de pássaros. Mas o seu sonho é confrontado com a realidade que seus pais e a escola tradicional têm a respeito da vida.
Segue abaixo a reflexão das abordagens, tradicional, humanista e comportamental.
Abordagem tradicional
No trecho “Para se tornar um menino de verdade, ele teria de ir à escola”... E em “quem não vai à escola fica burro” temos a visão do pai a respeito da escola tradicional, como sendo o único meio de aprendizagem para seu filho (p. 10).
Na p.18 observamos a visão do pai com relação ao sistema socioeconômico relatando que somos uma profissão ou que estudamos, exemplificado pela passagem: “As escolas existem para transformar crianças que brincam em adultos que trabalham. É preciso entrar no mercado de trabalho”. Já na p.21 o inferimos do trecho “é o diploma que diz o que você é” e em “os adultos são a profissão que exercem” como se em paralelo não pudéssemos ser também, por exemplo, costureiras, pintores, cabeleireiro, chefe de cozinha, etc. Pois em diferentes fases de nossas vidas tivéssemos a oportunidade de escolher ser outro ser, outras possibilidades.
Nas p. 20, 23 e 38 constatamos o método tradicional de avaliação e categorização de pessoas, através das provas e notas como único meio de validação do conhecimento transmitido pelo professor nas escolas. A nota é único meio de medir o conhecimento, sendo assim se o aluno não adquirir a nota esperada o conhecimento não foi suficientemente aprendido ou