Pinóquio as avessas
REFLEXÃO SOBRE O LIVRO PINÓQUIO AS AVESSAS
REFLEXÃO
O livro Pinóquio as Avessas de Rubem Alves, relata a história de Felipe, um menino esperto e muito curioso, que adorava pássaros e se interessava muito em saber sobre a vida deles. Adora perguntar e sempre tentava tirar suas duvidas com seus pais, que muitas das vezes não tinha respostas para elas. E seu pai sempre lhe respondia que quando ele fosse para a escola os professores iriam responder todas as suas duvidas.
Quando então Felipe entra na escola, começa a ver que não é bem como ele imagina. Suas perguntas e duvidas muitas vezes não eram respondidas da forma na qual ele esperava, sempre tinha que seguir ordens e seguir o cronograma escolar, sem poder questionar sobre ele, apenas obedecer e respeitar as regras que seus professores passavam.
Com o passar dos anos Felipe acaba se adaptando àquela abordagem de ensino no qual foi sujeito a fazer parte. Seguindo sem mais questionamentos e deixando o seu desejo por saber sobre os pássaros de lado, virando um adulto frustrado por não ter seguido seu sonho de infância. Rubem Alves, neste livro faz uma pequena critica a algumas abordagens, umas delas a abordagem Tradicional, na qual pude constatar que o professor sendo a “hierarquia” em sala de aula, que o aluno é uma folha em branco na qual o mestre irá transmitir o conhecimento, moldando os pensamentos de todos da mesma forma, com uma aprendizagem mecânica, que não considera as características próprias de cada aluno. Dando ênfase na Pedagogia Diretiva, no texto de BECKER cita que o professor é o centro de todo o processo pedagógico: “O aluno egresso dessa escola, será bem recebido no mercado de trabalho, pois aprendeu a silenciar, mesmo discordando, perante a autoridade do professor, a não reivindicar coisa alguma, a submeter-se e a fazer um mundo de coisas sem sentido, sem reclamar.” Em muitos momentos no livro fica claro esta abordagem, mostrando o