pintura
Na Pintura Barroca com o uso da perspectiva foram pintados tetos e paredes que dão a impressão de continuação do céu, o uso do contraste do claro e escuro (chiaroscuro) foi dada mais dramaticidade à obra, embora exagerada é a iluminação que dá sensação de realismo.
Escultura
Na Escultura destaca-se a imagem sacra concebida pela igreja, através da imagem o artista tinha função teológica com transmissão da fé aos fiéis. Carga dramática sensação de movimento, emoções de alegria, dor, sofrimento.
Arquitetura
Na Arquitetura a Igreja e os governantes tiveram papel principal, pois necessitavam criar obras que impressionassem pelo explendor, investiram na grandiosidade das igrejas e palácios com efeitos decorativos. Caracterizou-se pelo uso de colunas, frisos, frontões arcos e cúpulas.
Grandes projetos foram levantados em torno da arquitetura, entre eles, destacam-se basílica de São Pedro, no Vaticano. Também nesse período foram criados projetos paisagísticos de grandes jardins de palácios, como os de Versalhes, na França.
Arte barroca no Brasil
No Brasil colônia o Barroco tem características próprias, apesar de, no início sofrer forte influência do barroco português. Está muito associado ao catolicismo, pois foi trazido pelos missionários católicos, jesuítas, como um novo estilo de doutrina cristã.
A arte barroca se apresenta na arte sacra: estatuária, pintura, obra talhada e em edificações. Já havia se passado cem anos na Europa quando foi introduzido no Brasil.
As primeiras pinturas foram feitas em pranchas de madeira, estilo proto-barroco ou maneirista.
O auge da arte barroca se deu em Minas Gerais no século XVIII (período do ouro), em regiões ricas aquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, com intensa vida cultural e artística.
A arquitetura, escultura, talha e pintura teve sua integração em Minas Gerais o principal representante do barroco mineiro foi Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa), ele realizou vários trabalhos,