relação entre estado e sociedade
Segunda-feira, 24 de novembro de 2008.
A evolução do Estado de todo nós.
A relação entre o estado e a sociedade é baseada pela uma estrutura, que são os governantes “Estados” e os cidadãos “sociedade”. O surgimento do estado foi pela necessidade, tendo um objetivo de coletividade e solucionar conflitos. O estado moderno tem teorias que os fundamentos, John Locke (O governo do Estado civil), Thomas Hobbes (Leviatã). Direitos que o estado deve reconhecer é, garantir o direito do cidadão; A relação entre Estado e Sociedade deve-se estar em um contrato social e todas as instituições políticas legitimadas pelo governo, e daí o cidadão é obrigado a cumprir leis, e esta formando o pacto-constituente.Quando os desenvolvimentos econômicos acontecem torna-se a capacidade política da sociedade que os indivíduos tenham direitos e ampliam sua participação e criação dos próprios direitos.Alguns exemplos são: Revolução Americana (1776) e Revolução Francesa (1789).
A estrutura do Estado moderno
Pra ter uma estrutura organizada de um Estado moderno se forma-se quatro elementos que são:
* Um território, uma base física;
* Um povo, organizado em sociedade;
* Um governo, através do qual se manifesta o poder soberano do Estado; é transitório e tem responsabilidade de gerir a "casa pública".
* Um poder político soberano, expressa em conjunto e normas e leis imperantes que ultrapassam seus limites e organizacionais e alcançam os indivíduos em sociedade, para regular convívio social.
O Brasil é um estado federativo que constituem pela união de vários estados, sendo composto por três esferas: União, Estados, Distrito Federal e municípios. Estado democrático de direito tem como fundamento:
* a soberania.
* a cidadania.
* a dignidade da pessoa humana.
* os valores sociais do trabalho livre iniciativa.
* o pluralismo político.
Para o Estado e a Sociedade terem harmonia deve desenvolver e preservar a democracia; com o