Pintura
Nome:Rodrigo Gallego Casacurta nº34 Tec. Mec 1ªA
Uma das formas de pinturas mais resistentes com certeza é a pintura eletrostática que tem sido muito usada ultimamente. Este tipo de pintura utiliza um processo diferenciado de acabamento sendo que se utiliza de carga elétrica pra a fixação da tinta.
O princípio básico da pulverização eletrostática se baseia no fato de que cargas opostas (cátodo e ânodo) se atraem, portanto a maioria dos materiais condutivos são apropriados para serem revestidos por esse tipo de processo.
O processo consiste no pó seco que é colocado em um recipiente, onde é fluidizado e transportado para a pistola através de ar comprimido
Tintas em pó
São materiais orgânicos, coloridos ou não, que são aplicados na forma sólida, dispensando o uso de solventes. Necessitam passar por um processo térmico para fixar, formar um filme contínuo e alcançar as propriedades. As tintas em pó são divididas em dois grandes grupos:
1. Termoplásticas
Não sofrem reação química durante a cura; amolecem se aquecidas,mesmo após
“curadas”.
2. Termofixas
Reagem quimicamente durante a cura; não amolecem após curadas ainda que expostas ao calor.
Tipos de processo:
Processo tribo:
Não é necessário uma fonte de alta voltagem. Devido ao compo elétrico ser de pequena intensidade, não há formação do efeito da gaiola de faraday, ou pelo menos esse fenômeno é desprezivel em relação ao formado no processo Corona.
Isto significa que a pintura de superfície dotadas de cavidade e cantos é facilitada pois a tinta é impelida mais pela corrente de ar do que pelo campo elétrico existente entre a peça e o revolver (pistola). É possível a obtenção de uma camada de pintura mais uniforme porque neste processo não há linhas de forças que direcionem as particulas do pó para determinadas partes da superfície a ser pintada.
Não é adequado para pintura de grandes superfícies numa velocidade adequada porque a vazão da tinta é