pintura a pó
Professor: Tales
Curso: Aprendizagem Mecânica de manutenção de Máquinas em Geral
Data: 28/08/2012
Pintura à Pó
É uma pintura com revestimento em pó com duas características: Poliéster e Híbrido. Esse tipo de pintura teve muitas mudanças, então teve que se renovar tecnologicamente. Foi criada no final da década de 1950 ficando mais conhecida a partir da década de 1970, por causa da preservação do meio ambiente, somando ao aumento dos preços de tintas convencionais, por causa do aumento de preço dos derivados de petróleo. As resinas atualmente disponíveis,proporcionam uma combinação de características fundamentais que são:
Resistência a desgaste, Durabilidade, Corrosão, Impacto, Ação Química, etc. A pintura a pó diferencia-se consideravelmente da pintura líquida, pelos métodos de aplicação e resistência ao filme da tinta.A aplicação é feita de uma forma fácil, através de um processo eletrostático, ou seja, a peça fica presa a uma corrente de pólo negativo ou positivo e a pistola de pintura aspira à tinta em pó numa carga contrária, então a tinta é atraída para peça como se fosse um imã. O tempo de secagem varia de 10 a 30 minutos, a uma temperatura que também varia entre 150ºC à 200ºC, portanto, o revestimento em pó tanto a base de resina poliéster como híbrido é a solução ideal para proteção de superfícies metálicas, alumínio mesmo sendo a mais complexo.
Os tipos de revestimento á pó
Poliéster: Tinta em pó a base de resina poliéster, de ótimo acabamento e excelente resistência química e mecânica. É especialmente indicada para peças que ficam expostas diretamente ao sol forte de ondas ultravioleta.
Híbrida: Tinta em pó a base de resina híbrida. Oferece um bom acabamento e boa resistência mecânica e química, com alta resistência ao amarelamento, água quente e detergente. É indicada para as peças que ficam em