Pintura eletrostática
Um campo eletrostático é um fenômeno que se assemelha a um típico campo magnético. Por exemplo, quando um determinado objeto torna-se eletricamente carregado, ele automaticamente cria um campo eletrostático. Se esse objeto tem um excesso em seu número de elétrons, é, então, considerado um objeto de carga negativa. No entanto, o objeto com menos elétrons do que o seu ambiente externo é considerado um objeto carregado positivamente.
Assim como acontece com os campos magnéticos, dois objetos eletrostáticos com partículas com cargas opostas automaticamente atraem um ao outro. Esta é a idéia central da pintura eletrostática, que aproveita estes campos eletrostáticos para pintar objetos de metal com mais rapidez e de forma economicamente eficiente. Limpeza é também outro fator preponderante.
São necessárias ferramentas especiais para a pintura eletrostática. As ferramentas devem ser utilizadas para aproveitar a atração dos campos de carga oposta. A pintura eletrostática é, portanto, um pouco mais complexa, em seguida, para a pintura de configuração padrão, mas o processo é simples.
Para a Pintura Eletrostática a Pó a Tinta em Pó usada nesse processo é uma mistura homogênea de cargas minerais, pigmentos e resinas na forma sólida , moída em partículas finas que, através de um equipamento especial - pistola eletrostática - são misturadas com o ar e carregadas eletricamente. Essas partículas carregadas aderem à superfície a ser pintada , superfície esta que deve estar devidamente aterrada , num processo muito semelhante ao pó que adere à tela da televisão ou do computador, A pintura com uma carga positiva é pulverizada