Construçoes sustentaveis
Engenharia Civil
CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS
ENGENHARIA AMBIENTAL
ERECHIM
2014
1. INTRODUÇÃO
As construções prejudicam em grande escala o meio ambiente pelo fato da grande geração de resíduos sólidos e utilização intensiva de energia e consumo de matéria. Para favorecer o meio ambiente surgiram as construções sustentáveis que utilizam materiais menos prejudiciais para o meio ambiente além de reutilizar e reciclar. Abaixo serão relacionados alguns destes materiais e suas formas de aplicação.
2. BLOCO CELULAR
2.1 DESCRIÇÃO
Desenvolvido na Suécia nos anos de 1920, o concreto celular autoclavado (CCA) é um tipo de concreto de peso leve geralmente pré-moldado em forma de bloco que é curado sob pressão elevada dentro de fornos especiais chamados autoclaves. Embora o concreto celular autoclavado tenha sido usado com sucesso em grande parte do mundo desde o fim da segunda guerra mundial, no Brasil o material ainda é pouco difundido, tomando só agora destaque entre os construtores.
2.2 COMPOSIÇÃO
Embora várias fórmulas sejam usadas para o CCA industrial, as matérias-primas básicas são cimento Portland, pedra calcária, pó de alumínio, água, e uma proporção grande de areia de silica-rica (areia silicosa) ou cinzas volantes. Uma vez que as matérias-primas estão misturadas em uma pasta e colocadas em moldes engraxados, o pó de alumínio reage quimicamente para criar milhões de bolhas minúsculas de gás de hidrogênio. Estas células microscópicas, inconexas fazem o material se expandir para quase duas vezes do seu volume – similar ao processo de fermentação da massa do pão – dando ao CCA um leve peso. Depois de um tempo que varia de 30 minutos a 4 horas, o material na forma parecida a uma espuma fica duro o bastante para ser cortado nas formas desejadas e colocado em uma autoclave para curar.
A