Pintura barroca
Este trabalho tem como objetivo mostrar as obras barrocas, e a grande ligação com o catolicismo, à arte Barroca contestam e sugerem a espiritualidade e o teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas.
Palavra chave: Pintura Barroca brasileira, Realismo, Naturezas Mortas.
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo mostrar um breve relato do desenvolvimento da Arte Barroca. Este estilo da arte foi criado na Europa no século XVII, e que chegou ao Brasil através dos colonizadores europeus. O barroco apresenta características regionais nas diferentes localidades em que se desenvolveu. A expressão artística Barroca teve aproximadamente 200 anos de atividades, sendo que no Brasil durou 60 anos a mais do que na Europa. A Arte Barroca era intimamente ligada a Igreja, muito luxuosa, exuberante e rica.
2. A ARTE BARROCA
A pintura barroca é uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens nas naturezas mortas e nas cenas populares (barroco holandês). No norte da Europa, Rembrandt e Vermeer ampliaram os limites do realismo. ‘Disponível em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_Barroco>. Acesso em: 15 de out. 2011. Segundo Beckett (2002, p. 174), o Barroco foi uma orientação artística que surgiu em Roma, no inicio do século XVIII, até certo ponto uma reação ao artificialismo maneirista. Para a outrora, as obras do Barroco caracterizaram-se por buscarem representar a emoção genuína de forma dramática. A arte barroca surgiu na Itália, mas não demorou a se espalhar para outros países da Europa como: a Holanda, Bélgica, França e a Espanha e países do Continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Ela está intimamente ligada à decadência da Igreja Católica, tinha como principal objetivo