Balés de repertório
Repertório, do latim repertoriu, 'inventário', segundo o Aurélio, quer dizer, entre outras definições:conjunto das obras interpretadas por uma companhia teatral, por um ator, por uma orquestra, por um solista, etc.
Em relação à Arte, mais do que sempre, repertório está ligado a perenidade, universalidade e atemporalidade.
De uma forma ou de outra, mais próxima ou não da idéia que temos 'a priori' do que seja repertório, o certo é que, em relação à dança, a palavra está sempre associada a uma coleção de peças que reunidas a partir de determinados critérios formam o acervo de uma companhia.
A BELA ADORMECIDA
Coreografia: Marius Petipa
Música: Peter Ilych Tchaikovsky
Estréia mundial: 1890, em São Petersburgo, Rússia.
Nasceu a princesa Aurora, filha do casal Real de um reino muito feliz e rico.
Em sua festa de batizado, as seis fadas do bem trazem para a pequena princesa presentes e bençãos. Mas a fada do mal, Carabosse, não foi convidada, e aparece na festa para expressar sua indignação com tal desfeita. Mesmo depois do pedido de desculpas do Rei e da Rainha, Carabosse lança sobre a princesa um feitiço: quando ela completasse 15 anos, espetaria seu dedo em um fuso e morreria. A Fada Lilás, principal protetora de Aurora, acalma a todos dizendo que não tem poderes para desfazer o feitiço, mas que poderia amenizá-lo. Assim, Aurora não morreria, mas cairia em um sono profundo até que fosse despertada com o beijo de um príncipe. E assim, a princesa cresce cercada de cuidados de seus pais, mantida longe de qualquer objeto que pudesse ser pontiagudo. Na festa de seus 15 anos, seus pais lhe prepararam uma grande festa, e convidaram novamente todos os habitantes do reino, com exceção de Carabosse, que havia sido mandada embora do reino. De repente, uma velha entra no salão e dá um presente para Aurora: um fuso. Na mesma hora Aurora, intrigada com o objeto que nunca viu, espeta o dedo e desfalece. A velha tira seu disfarce e