barroco
Índice
- Barroco
- Contextualização do Barroco
- Escultura
- Pintura
- Arquitetura
- Barroco em Portugal
Barroco
A arte barroca surgiu em meados do século XVIII, na Itália. A igreja católica adotou esta arte nas suas construções e propagou-a por vários países da Europa. O movimento foi criado após o desenvolvimento do Renascimento e ambos seguiam uma ideologia semelhante, em que valorizavam elementos da antiguidade.
As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, que mexe com o emocional, com o espiritual e sentimental do ser humano. As esculturas e pinturas barrocas são muito detalhadas, rigorosas e realísticas. Nas obras os sentimentos de raiva, de fúria, de excitação, etc eram características fortes desta arte. O Barroco chegou ao continente americano, juntamente com os colonizadores europeus. Muitas das construções dos países da América são da arte barroca.
Não é apenas em grandes edificações que o Barroco exerce influência, mas também em objetos de decoração como os móveis, por exemplo. Ainda hoje existem camas, cômodas e outros acessórios desenhados de acordo com esse tipo de arte. Era comum o uso deles nos palácios reais e um exemplo disso era o Palácio de Versalhes.
Contextualização do Barroco
O barroco desenvolveu-se após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expõe todo o contraste deste período, a espiritualidade da Idade Média com o racionalismo do Renascimento. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhadas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
O período final do barroco século XVIII é chamado de rococó e possui algumas particularidades, embora as