Pinos e Cavilhas
2.1. Pinos É uma peça cilíndrica ou cônica, oca ou maciça que serve para alinhamento, fixação e transmissão de potência. Geralmente é feita de ferro fundido ou ainda aço-liga. Os pinos se diferenciam por suas características de utilização, forma, tolerâncias dimensionais, acabamento superficial, material e tratamento térmico. Os pinos contribuem de forma significativa para a fixação e também para a segurança de equipamentos. Tornam-se uma alternativa barata e eficiente de se fixar algo e também na construção de equipamentos.
2.1.1. Tipos de pinos O principal esforço a que os pinos, de modo geral, estão sujeitos é o de cisalhamento. Por isso os pinos com função de alinhar ou centrar devem estar a maior distância possível entre si, para diminuir os esforços de corte. Quanto menor proximidade entre os pinos, maior o risco de cisalhamento e menor a precisão no ajuste.
Pino de ajuste (guia) temperado É feito de aço-prata ou similar e é temperado, revenido e retificado. Pode resistir a grandes esforços transversais e é usado em diversas montagens, geralmente associado a parafusos e prisioneiros. Pode ser liso, liso com furo para cupilha, com cabeça e furo para cupilha, com cabeça provida de ressalto para evitar o giro, com ponta roscada e cabeça.
Pino de segurança É usado principalmente em máquinas-ferramentas como pino de cisalhamento, isto é, em caso de sobrecarga esse pino se rompe para que não quebre um componente de maior importância.
Pino de união Tem funções secundárias como em dobradiças para caixas metálicas e móveis.
Pino cônico Feito geralmente de aço-prata, é temperado ou não e retificado. Tem por diâmetro nominal o diâmetro menor, para que se use a broca com essa medida antes de calibrar com alargador. Existem também os pinos cônicos com extremidade roscada a fim de mantê-los fixos em casos de vibrações ou sacá-los em furos cegos. O pino cônico tem largo emprego na construção