Fluidos hidráulicos
Especificações de pinos e cupilhas
Projeto de Máquinas
Cefet/RJ UnED Nova Iguaçu
Outubro 2012
Introdução:
Possuímos diversos equipamentos e dispositivos para fixação dos mais variados equipamentos. Hoje em dia é possível obter um sistema de fixação adequado e funcional contribuindo para uma vida longa de funcionamento dos equipamentos.
Pinos e cavilhas:
Os pinos e cavilhas têm a finalidade de alinhar ou fixar os elementos de máquinas, permitindo uniões mecânicas, ou seja, uniões em que se juntam duas ou mais peças, estabelecendo, assim, conexões entre elas.
Veja os exemplos abaixo:
As cavilhas, também, são chamadas de pinos estriados, pinos ranhurados, ou ainda, rebite empalhados. A diferenciação entre pinos e cavilhas leva em conta o formato dos elementos e suas aplicações. Por exemplo, pinos são usados para junções de peças que se articulam entre si e cavilhas são utilizadas em conjuntos sem articulações; indicando pinos com entalhes externos na sua superfície. Esses entalhes é que fazem com que o conjunto não se movimente. A forma e o comprimento dos entalhes determinam os tipos de cavilha.
Pinos e cavilhas se diferenciam pelos seguintes fatores:
• Utilização;
• Forma;
• Tolerâncias de medidas;
• Acabamento superficial;
• Material;
• Tratamento térmico.
Pinos:
Os pinos são usados em junções resistentes a vibrações. Há vários tipos de pino, segundo sua função.
Para especificar pinos e cavilhas deve-se levar em conta seu diâmetro nominal, seu comprimento e função do pino, indicada pela respectiva norma.
Exemplo: Um pino de diâmetro nominal de 15mm, com comprimento de 20mm, a ser utilizado como pino cilíndrico, é designado: pino cônico: 10 x 60 DIN 1.
Cavilha:
A cavilha é uma peça cilíndrica, fabricada em aço, cuja superfície externa recebe três entalhes que formam ressaltos. A forma e o