Pontuação
O trabalho a seguir tem o objetivo de especificar parafusos, cavilhas, rebites e pinos. Contendo informações, especificações, ilustraçoes e tabelas.
Parafusos
Especificações: Os parafusos são divididos em classes que determinam qual a sua resistência. Essa especificação vem estampada na cabeça do parafuso.
O primeiro número multiplicado por 10, diz o limite de resistência à tração do parafuso, e o segundo multiplicado pelo primeiro número o limite de escoamento.
Carga total do parafuso A carga total que um parafuso suporta é a soma da tensão inicial (isto é, do aperto) e da carga imposta pelas peças que estão sendo unidas.
Para que serve a carga inicial de aperto? Evitar o deslocamento relativo das peças ligadas, através da criação de uma forca de atrito suficiente. Evitar que a ligação se separe por aplicação de força exterior.
Com o aperto excessivo podemos:
Espanar os fios das roscas; Quebrar o parafuso; Empenar a peça que está sendo fixada; Esmagar a junta causando vazamento e outros problemas mais tarde.
Com o aperto insuficiente podemos:
Provocar vazamentos; Fazer o parafuso se perder; Causar desalinhamento em peças ou componentes. Fator de segurança
1,6 para carga estática
1,7 para carga alternada
2,4 para carga pulsante
Pinos e cavilhas
Os pinos e cavilhas têm a finalidade de alinhar ou fixar os elementos demáquinas, permitindo uniões mecânicas, ou seja, uniões em que se juntam duas ou mais peças, estabelecendo, assim, conexão entre elas.
As cavilhas, também, são chamados pinos estriados, pinos entalhados,pinos ranhurados ou, ainda, rebite entalhado. A diferenciação entre pinos e cavilhas leva em conta o formato dos elementos e suas aplicações. Por exemplo, pinos são usados para junções de peças que se articulam entre si e cavilhas são utilizadas em conjuntos sem articulações; indicando pinos com entalhes externos na sua superfície. Esses entalhes é que