Pinoquio as Avessas
E AS ABORDAGENS DA APRENDIZAGEM
SÃO PAULO
2013
PINOQUIO AS AVESSAS
E AS ABORDAGENS DA APRENDIZAGEM
Trabalho realizado para a disciplina de
Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da
Aprendizagem, com o intuito de realizar uma reflexão critica sobre o livro “Pinoquio as avessas” e as abordagens pedagógicas e epistemológicas nele encontradas.
Orientador(a):
SÃO PAULO
2013
01
LEVANTAMENTO TEÓRICO
Quando falamos sobre teorias da aprendizagem nós temos em mente alguns modelos, tentaremos aqui descrever um pouco sobre três deles, que são a abordagem tradicional, a humanista e a comportamentalista.
Tradicional
Segundo Snyders(apud. MIZUKAMI,1986 )que estuda e defende a necessidade de compreender o ensino tradicional que para ele é o ensino verdadeiro em que a pretensão de formar o aluno segundo os métodos mais seguros dentro da literatura, da arte e raciocínio plenamente elaborados, neste contexto vemos a pedagogia diretiva em que o professor detém o conhecimento superior(autoridade suprema) e todos os alunos são considerados iguais, sua meta é serializar o ensino, condicionar incessantemente pessoas.
Suas características são uma formação mecanizada tratando todos igualmente sem interesse nos seus valores e pensamentos. Nesta concepção o adulto é considerado um homem acabado, pronto, e o aluno é um adulto em miniatura, precisando ser constantemente atualizado.
O padrão de ensino é crer que todos aprendem da mesma forma e mesmo tempo, ensinando a obedecer e não questionar e não pensar.
Segundo Mizukami(1986) é uma abordagem do processo ensino-aprendizagem que não se fundamenta implícita ou explicitamente em teorias empiricamente validadas, mas numa prática educativa e na sua transmissão através dos tempos. Este tipo de abordagem inclui tendências e manifestações diversas. Ênfase no modelo; ensino centrado no professor; importância no externo ao aluno.
Basicamente o aluno não precisa adquirir conhecimento,