Scrum
A tarrefa fundamental do Scrum surge com a necessidade de aumentar os indices ou a taxa do sucesso dos projectos. Com decadencia dos modelos tradicianais na elaboracao dos projectos tinha a necessidade da mudanca de estrategia do negocio.
A Scrum veio colmatar um certo desentendimento nos projectos entre os clientes e a equipa, isto é, a falta de unificacao na comunicacao e na monitoracao de projetos de desenvolvimento de software. Todavia, o Scrum pode ser aplicado em qualquer contexto no qual um grupo de pessoas necessitem planejar um projeto.
Pode se considerar que o Scrum é uma metodologia utilizada para facilitar e agilizar o serviço. Inicialmente foi criado para potencializar o processo de desenvolvimento de projetos e softwares. Acreditamos que atualmente todas as áreas utilizam essa ferramenta.
Para alem de outras tarefas, o Scrum desempenha a função de aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos baseando em três aspectos fundamentais na sua técnica: transparência, inspeção e adaptação.
A transparência refere que todo o processo de planejamento e desenvolvimento precisa estar visíveis aos responsáveis pelos resultados, todos os aspectos do produto devem ser padronizados para o entendimento e compartilhados a todos os que realizam o trabalho.
A Inspeção devem ser feitas periódicamente pelos usuários para ver o andamento do projeto para evitar mudanças indesejáveis no software.
A adapatação acenta-se no usuário que fez a inspeção que pode achar que o software está sendo diferente do desejável e que precisam ser feitas mudanças para adptar o sistema para a necessidade do projeto.
As sprints são importantes para o desenvolvimento em Scrum, são tarefas que devem