Pinhao manso
CAMPUS UNIVERSITARIO DE GURUPI
CARACTERÍSTICAS GERAIS E DESENVOLVIMENTO DO PINHÃO MANSO (Jatropha Curcas L.)
GURUPI – TO
OUTUBRO DE 2010
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITARIO DE GURUPI
CARACTERÍSTICAS GERAIS E DESENVOLVIMENTO DO PINHÃO MANSO(Jatropha Curcas L.)
GURUPI – TO
OUTUBRO DE 2010
RESUMO
O pinhão manso é uma euforbiácea que possui grande adaptação em diferentes localidades do Brasil, cuja importância nas pesquisas de fontes alternativas para a produção de biodiesel é extrema. Estes são os principais fatores que têm levado essa oleaginosa ao centro das atenções de pesquisadores de todo o mundo. No presente trabalho destaca-se a caracterização da semente do pinhão manso para a finalidade de biocombustível, levando-se em conta que, no território brasileiro é possível produzir-se, no mínimo, duas toneladas de óleo por hectare. Além disso, estudos têm mostrado que seu óleo possui as qualidades físico-químicas necessárias para que se torne uma opção viável para o mercado dos biocombustíveis. A sua torta apresenta também vantagens, podendo ser destinada à produção de adubo orgânico e fertilizante. Já a casca, pode ser utilizada na fabricação de papel ou como carvão vegetal, destinando-se à geração de energia. Constatou-se, porém, que dentre muitos lados positivos o pinhão apresenta também desvantagens, o fato de não se ter conhecimento abrangente no que se diz respeito às pragas que atacam a cultura e até mesmo com relação ao cultivo dessa oleaginosa.
ANTECEDENTES
O pinhão manso (Jatropha curcas L.) é uma planta de origem tropical, da família das Euforbiáceas, produtora de óleo e bem adaptada a diversas regiões do Brasil, surgindo como uma nova opção na fabricação de biodiesel. (UPIS, 2009).
Segundo Inace (2008), existem pesquisadores que consideram o Brasil como o país de origem do pinhão-manso, em virtude de navegantes portugueses terem levado suas sementes colhidas