Pinhão manso
O atual interesse dos investidores, agricultores e ONGs sobre a Jatropha é principalmente devido ao seu potencial como uma cultura de energia. Da semente da Jatropha pode ser retirado um bio–óleo que tem boas características para combustão direta em motores de ignição por compressão ou para a produção de biodiesel. O bio–óleo pode também ser a base para a fabricação de sabão. Os resíduos das sementes são bons fertilizantes e podem ser usados para a produção de biogás.
A Jatropha é uma cultura promissora com muitas aplicações. A tecnologia está em sua infância e à beira da comercialização. As expectativas são altas. Os primeiros experimentos estão em curso, mas não tem sido realizado muito até agora. A FACT (Fuels from Agriculture in Communal Technology -
Combustíveis provenientes da agricultura em Parceria com a Tecnologia) tem ganhado muita experiência em muitos projetos pilotos e tem encontrado muitos obstáculos e problemas iniciais. Em muitos projetos eles têm tentado resolver esses problemas. O objetivo desse manual é compartilhar os conhecimentos mais recentes sobre todos os aspectos da Jatropha com profissionais e outras pessoas envolvidas na utilização da Jatropha para o desenvolvimento local, com o bio-combustível como opção mais interessante.
Dentro do contexto, o foco principal desse manual será como começar uma plantação, o processamento dos frutos,